quarta-feira, 25 de março de 2009

Mousse de Chocolate PAP

Esta receita foi tirada da Nestlé.
Para a mousse de chocolate apenas uso uma qualidade de chocolate porque é o único em que tenho a certeza de que sai uma maravilha.
Então aqui vai o passo a passo da mousse.

  • 2oo g de chocolate amargo da Nestlé;
  • 170 g de acuçar branco;
  • 150 g de manteiga sem sal ou margarina Vaqueiro;
  • 6 ovos.

Coloco dentro de um tachinho pequeno a margarina cortada em pedaços.

Parto o chocolate em pedaços e junto à margarina.

Quando estão pesado e preparados estes ingredientes levo-os ao lume muito baixo, o mais correcto é ir ao lume em banho maria ( o que eu nunca faço), mas também pode ir ao microondas (o que eu não concordo porque a manteiga chega a temperatura muito alta e não acredito que seja saudável), mexendo sempre para não colar.
Eu não deixo a manteiga derreter na totalidade, só derrete o chocolate e fica assim.

Tiro do lume e deixo arrefecer um pouco. Entretanto separam-se as gemas das claras e batem-se as gemas com a batedeira.
Quando está quase frio o chocolate juntam-se-lhe as gemas mexendo-se muito bem para não talhar as gemas.

As claras batem-se em castelo firme e que depois de bem batidas se junta o acuçar aos poucos e vai-se batendo sempre com a batedeira para que as claras fiquem bem solidificadas com o acuçar.

Depois de bem batidas com o acuçar vai-se misturar o chocolate aos poucos e poucos nas claras em castelo.

Primeiro vou misturando com a colher de pau para misturar melhor

Vou mexendo até ficar bem misturadas as claras com o chocolate


No fim para ficar mais consistente bato com a batedeira um pouco (1 minuto) e a mousse fica muito mais consistente.
Deita-se numa taça e vai ao frigorifico.

Para ficar mais gulosa a mousse deve ser feita na véspera de servir. Ela deve repousar pelo menos 12 horas no frio antes de ser comida.
Deliciem-se com esta mousse.

2 comentários:

Joanita disse...

Ai que eu já comia uma tacinha! ;)

*Joanita

Biga disse...

OLA Cris,adorei sua musse e vou testa-la.
Mas estou aqui para agradecer sua visita ao meu blog e convida-la a retornar sempre que quizer,seu blog e muito legal.Parabens.