domingo, 13 de setembro de 2009

Casamento da Silvia & Mu

Como as fotos são muitas vou dividir o casamento nas fases em que se processou para ser mais fácil entender este casamento oriental.

Os casamentos chineses estão repletos de simbologia, muito diferente do casamento ocidental. Algumas situações não vós posso explicar porque desconheço devido a estarem reservadas e disponho apenas das fotos.

A cor vermelha encontra-se muito presente pois representa o amor. As caixas de presentes que o noivo oferece à noiva são de cor vermelha e, até os envelopes das ofertas em dinheiro.

A cerimónia foi celebrada num quarto onde o vermelho era a cor predominante.

A ajudar os noivos está um casal que se veste de forma idêntica aos noivos e que além de ajudar os noivos participam também da cerimónia.

O bouquet é um símbolo da vida e da fertilidade e, é oferecido pelo noivo.

Como curiosidade as datas de casamento são escolhidas de acordo com a astrologia, sendo o número 8 o número da sorte e quase todos os chineses casam nesta data. É costume os casais casarem-se na meia hora em vez de à hora certa. Assim, os casais começam as suas novas vidas numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir em vez de baixar.

Quanto à indumentária dos convidados é muito informal.

A noiva durante a manhã veste um vestido branco e na recepção (a parte mais importante do casamento) veste uma roupa vermelha.

Na recepção é proferido um discurso feito por uma pessoa contratada para a ocasião. O discurso é seguido pelo cortar do bolo de noiva que deverá ser grande e muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que os noivos subirão até ao sucesso e é cortado de baixo para cima.

Os noivos à semelhança dos nossos casamentos, dão na boca um pedaço de bolo e bebem champanhe de braços entrelaçados.
A meio da recepção os noivos deslocam-se às mesas dos convidados para fazerem um brinde com todos eles

Todos estes acontecimentos são acompanhados pelo mestre de cerimónia que vai falando por um microfone para que todos os convidados acompanhem o que vai acontecendo. Depois há música e canções para animar a festa.

Durante o Copo D'água vão sendo servidos vários pratos que deverão ser no mínimo de 12.

1 comentário:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Cris, Boa tarde!
Muito interessante este casamento :)
O povo oritntal tem uns hábitos distintos dos nossos, por isso é sempre interessante ficarmos a conhecer :) a superstição com os números é também uma das características deles, aliás. há muitos que pagam fortunas para não terem os chamados "nºs de azar" nos nrs de telefone, nrs de porta, etc...
=^.^=
Obrigada pela partilha!
Beijinhos,
Muah*